Tecnologia pra que? - Atualidades

Tecnologia pra que?

01 fevereiro 2008



Vivemos num mundo que est� cada vez mais informatizado, que a cada dia tem no mercado uma infinitude de aparelhos que facilitam a vida do homem. Cientistas fazem descobertas que p�e a humanidade � frente de seu tempo. Tudo muda r�pido, cresce. Parece que nem bem nos acostumamos com uma inven��o e logo outra est� aparecendo pondo aquela primeira como algo do passado. Vejo nisso algo bom, que cada vez mais tornamos a vida e tudo que nela existe pr�tico, tudo �gil como a vida moderna tornou-se. Reparou que essas �maravilhas� s�o elaboradas, pensadas em como tornar a vida mais f�cil. N�o precisamos mais acender um fog�o a lenha e esperar, sabe Deus quanto tempo, para que a comida esteja pronta. N�o. Hoje existe o microondas que tornam os congelados num prato especial e cozinhado com precis�o em minutos. Economizamos em tempo e tamb�m n�o usamos muita m�o de obra, que h� uma diferen�a incontest�vel entre cortar lenha com for�a bra�al e apertar um bot�o, ambas fun��es num mesmo objetivo: cozinhar o alimento. Dentro deste contexto existem milh�es de outros exemplos que podem ser consideradas, escolhi apenas uma.

Sim, tenho muito orgulho em saber que minha gera��o descobriu tantas coisas e que temos acesso imediato por meio da internet. Tenho tanto orgulho em saber que muitas doen�as, gra�as a essa tecnologia, p�s fim em tr�gicas doen�as prolongando a vida em anos. Aumentando sua qualidade. Sim, d� orgulho de fazer parte de uma gera��o que come�ou a descobrir seu potencial e usa-la da melhor forma poss�vel. Claro que temos muito que aprender, que em alguns assuntos ainda estamos engatinhando e que tomar essa consci�ncia faz da nossa exist�ncia uma expectativa. Porque a qualquer momento mais um homem poder� descobrir algo que revolucionar� o mundo que n�o para de girar. Posso ser um deles? Claro. E estou disposto (aberto) a tal efeito.

O que me preocupa dentro desse assunto � que temos a tend�ncia de nos perdemos dentro de nossos ideais. Veja que a descoberta do �tomo proporcionou a constru��o de uma bomba que devastou duas cidades da face da Terra. Isso � ci�ncia? Onde est� nosso cora��o dentro dessas mudan�as? O que manda no momento � a rapidez do tempo, alias uma rapidez que mata o pr�prio tempo em si. N�o temos tempo. Extinguimos o que entendemos de tempo. Agora o que a Ci�ncia nos mostra � uma por��o de descobertas, algumas f�teis, como num comercial que vi um microondas que tinha um despertador, precisa de um forno e querem me dar um despertador para caso eu durma na cozinha... que coisa! Vejo que a luta pelo capital torna as pessoas cegas, compram celulares por comprar, trocam-no como uma pe�a de roupa qualquer que caiu de moda. Agora temos uma tv digital que proporcionar� mais defini��o nas imagens, mas o que mostra na tv, seja digital ou n�o, n�o tem melhoria. Nela somente h� uma por��o de baboseiras que alienam quem o assiste. E ningu�m percebe essa manobra. Comem o alimento servido sem prestar aten��o de sua origem, de sua consist�ncia. Que pena! As correntes pesam, mas muitos acostumam com ela e a dor torna-se insignificante. Que cegueira! Resta descobrirem que s�o inteligentes e podem ir al�m de qualquer tecnologia. Resta redescobrirem o homem e o resto est� a seu servi�o apenas.

0 comentários: