Toyota Hilux

03 fevereiro 2008


O modelo 2008 da Toyota Hilux chega ao mercado brasileiro em dez novas versões. O novo deslizamento traseiro, para aumentar a performance na terra, é o grande destaque. Com ele, a distribuição do torque é feita de maneira uniforme e evita que as rodas derrapem. A picape custa de R$ 63 mil, o modelo básico, a R$ 152 mil, o top de linha.Na parte de conforto, todas as versões trazem um filtro para o ar-condicionado que impede a entrada de poeira ou algum tipo de mau cheiro na cabine. As versões cabine dupla com tração 4x4 ganharam também dispositivo 'one touch' para levantamento automático do vidro do motorista. E a top de linha SRV recebeu sistema de iluminação interno automático, com tempotizador, que é acionado ao abrir as portas ou no clique do alarme. Em relação a mecânica, o motor mais potente é o D-4D de 3.0 litros, com 163 cavalos de potência. Já o D-4D de 2.5 litros, menos potente da nova linha, tem 106 cavalos. Quanto a transmissão, os modelos são equipados com a caixa manual de cinco velocidades e a SRV com transmissão automática de quatro velocidades. A suspensão é independente, com barra estabilizadora, braços duplos triangulares e molas helicoidais, que facilita na hora de manobrar. Já a tração é feita para rodar em três tipos: 4x2 (traseira), 4x4 e 4x4 reduzida.

Rodas De Liga Leve


As rodas de liga leve (também conhecida como rodas de magnésio, apesar de praticamente não se usar mais este metal nos aros) têm no nome sua razão de ser -- por serem mais leves do que suas irmãs de aço, elas diminuem o peso do conjunto que não é seguro pela suspensão.
Com isso, elas se ajustam melhor às irregularidades do solo, melhorando a performance dos pneus.
Além disso, pelo fato de serem mais leves, é necessário menos esforço do motor para colocá-las em movimento -- e desta "sobra" de motor é que a gente não vai reclamar, não é mesmo?

Geração 3g


3G ou Terceira Geração é um termo genérico que cobre várias tecnologias para redes de telefonia sem fio do futuro, incluindo CDMA2000, UMTS (W-CDMA) e EDGE. Combina Internet móvel de alta velocidade com serviços baseados em IP (Internet Protocol). Isto não significa apenas rápida conexão móvel para a World Wide Web - libertando-nos de conexões lentas, equipamento pesado e pontos de acesso imóveis. Capacitará novos caminhos para se comunicar, informação de acesso, conduzir negócios e aprender.
A indústria classifica os sistemas de telefonia celular em gerações:
a primeira geração (1G) analógica;
a segunda geração (2G), já digital e em uso intenso no Brasil;
a segunda e meia geração (2,5G), com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos;
a terceira geração (3G), existente no Japão e na Europa, prevista em 2008 no Brasil.
E já em desenvolvimento a 4G (quarta geração).
Alguns fabricantes de infra-estrutura, como Motorola e Nortel, desistiram dos padrões chamados 3G e resolveram apostar na tecnologia de rede Wimax. Para alguns, isso significa que o Wimax seria uma tecnologia concorrente com padrões como o WCDMA. Para outros, as duas tecnologias serão complementares. O fato é que o 3G já é um serviço muito utilizado por japoneses e europeus. A terceira geração (3G) baseada no padrão WCDMA, com acesso HSPA, vem evoluindo a partir de 2005 e já funciona comercialmente na Europa (Itália, Espanha, Alemanha, Portugal, Suécia, Inglaterra, França), nos Estados Unidos, Austrália e no Japão, país no qual mais de 80% dos celulares em circulação já são 3G. No Brasil, operadoras como Claro (GSM) e Vivo (CDMA) já disponibilizam pacotes com as tecnologias 3G, com recursos digitais e tecnológicos que representam um avanço sem precedentes no setor e velocidades que podem chegar a 7,2 Mbps(diponivel apenas 1Mbps ainda no Brasil). Representantes da Vivo e da Claro anuciaram (em entrevista para a Folha de São Paulo) que pretendem difundir até 2008 o sistema de transmissão 3G.
A tecnologia permite acesso mais do que rápido à banda larga e torna viável o download acelerado de arquivos de som (música) e imagem (vídeo) nos aparelhos móveis.
WCDMA: trata-se da interface rádio do padrão de 3a Geração estabelecido como evolução para operadoras GSM.
HSPA: trata-se do serviço de pacotes de dados baseados na tecnologia WCDMA, que possibilita oferecer banda larga móvel com elevadas taxas de transmissão. A maior novidade é que a rede HSPA abre a concorrência com provedores de internet convencionais ao oferecer serviços multimídia via telefone móvel com qualidade elevada.
EVDO: O CDMA 1xEVDO, onde EVDO significa Evolution Data Only (Evolução Apenas de Dados), ou Evolution Data Optimized (Evolução de Dados Optimizados).Isto devido ao fato da tecnologia fazer apenas a transmissão de dados, sendo que a voz continua sendo transportada pelo CDMA 1xRTT, com isso além de liberar a tecnologia precedente para transportar livremente voz e ser totalmente compatível com o mesmo, ela permite transmitir uma alta capacidade de dados em uma única canalização de 1,25MHz.
A Telemig Celular realizou a primeira transmissão de dados e voz utilizando a tecnologia 3G, baseada no padrão WCDMA/HSPA (Wideband Code Division Multiple Access / High-Speed Packet Access) no país. A nova tecnologia melhora a qualidade e potencializa a velocidade dos serviços multimídia, abrindo canais para a oferta de banda larga móvel com elevadas taxas de transmissão. Com ela, será possível fazer vídeo-chamadas – ligações telefônicas com transmissão de áudio e imagem em tempo real –, além de acesso à internet para downloads de vídeos, músicas e outros arquivos com velocidade até 20 (vinte) vezes mais rápida que a conexão atual.
Os celulares com tecnologia 3G, possuem funções como: conversas vídeo/aúdio, televisão, internet, entre outras funcionalidades.
A tecnologia 3G é usada a alguns anos no Japão, onde fez grande sucesso. Logo depois se espalhou para a Europa e um pouco depois para os Estados Unidos. No final de 2007, após a chegada da Televisão digital, o Brasil começou a investir na tecnologia 3G. Quando a ANATEL vendeu áreas de cobertura para as empresas telefônicas atuantes no país, como: TIM, Claro, OI e Vivo. Prevendo o início dessa nova era para o ano de 2008.